Tu Não Serás Atingido
André de Mattos Duarte
Um dos versículos mais importantes sobre a definição do beneficiário das promessas milagrosas de Deus é o Salmo 91.7. Podem cair mil ao teu lado, dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.
Isso significa que Deus individualiza os seus fiéis. Você, cristão de fé, não é mais um número na igreja, não é um átomo na massa da cristandade. Deus não lança suas bênçãos sobre o seu “povo” amorfo e genérico, e sim sobre cada indivíduo específico que compõe o seu povo. Portanto, você não deve ler as promessas pactuais de Deus e pensar que elas se aplicam à “igreja” no sentido de serem apenas sobre uma maioria, sobre um “geral” estatisticamente relevante. Cada promessa de Deus é para VOCÊ.
No contexto desse salmo, quais são as promessas que o salmista cita? Imunização contra enfermidades, contra perigos da noite, contra acidentes fatais, contra disparo de armas. “Não temerás… a seta que voa de dia”. A seta é uma flecha, um projétil mortal de uma arma de longa distância. Se um bandido atirar em você, sabe o que acontece? Nada. Você está blindado. Se uma peste — uma pandemia — atingir uma região, a sua casa está blindada. Se você estiver no trânsito e um doido surgir na contramão e bater no seu carro, “ele dará ordens aos seus anjos, para que te guardem em todos os teus caminhos; eles te sustentarão nas suas mãos para não tropeçares nalguma pedra”. Em resumo, você não sofrerá morte prematura: “saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação”. Tudo isso para especificamente você.
Ademais, Deus isola você dos milhares que não experimentam essas promessas ao seu redor. Isso significa que a experiência dos outros não vale absolutamente nada para definir a sua fé. Se todo mundo na sua cidade morrer de vírus, você ainda está protegido. Se uma bomba atômica cair no seu quintal, o cogumelo vai incendiar a cidade inteira, mas você não vai nem sentir.
Se você conhece cristãos que não experimentam essas promessas, muito menos no nível ousado que o salmo descreve, isso é problema deles, não seu. Se os-melhores-cristãos-da-história não experimentaram esses livramentos e imunidades, isso é problema deles, não seu. Pare de se inspirar no fracasso dos outros. O que eles têm a ver com você? A âncora da sua alma são as promessas bíblicas, não o que as suas celebridades gospel favoritas vivem. Deus individualiza você. Se todos os cristãos rejeitarem a fé nessas promessas, você sempre poderá recebê-las. Creia nisso, e você não será iludido.
André de Mattos Duarte, de https://www.facebook.com/poderdoalto0