Perfeição (Mateus 5:48)
Vincent Cheung, The Sermon on the Mount (2012).
“Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.”
Nas traduções da Bíblia que agrupam os versículos em parágrafos, Mateus 5:48 geralmente é anexado à seção sobre o amor. No entanto, parece que o versículo pretende ser um resumo e uma conclusão para as várias seções que estudamos, de modo que se aplica aos versículos 17–47, e não apenas aos versículos 43–47. [56]
O versículo 48 conclui o pensamento de que Jesus começa no versículo 20, onde diz: “Pois eu digo que, se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus”. Depois de expor os abusos da lei pelos fariseus e escribas, e então providenciar suas correções, ele agora explica o que ele entende por uma justiça que ultrapassa a dos fariseus e dos escribas. Em vez da justiça falsa dos fariseus e dos escribas, Jesus exige obediência perfeita à lei.
Alguns eruditos se apressam em apontar que a palavra traduzida como “perfeito” muitas vezes significa “maduro”, talvez com a intenção de enfraquecer a declaração de Jesus. No entanto, mesmo que seja de alguma forma relevante, não pode determinar nossa interpretação do versículo 48, porque nos diz para sermos perfeitos como Deus é perfeito. Seria muito estranho que este versículo significasse: “Seja maduro, assim como Deus é maduro”. Por perfeição, Jesus está obviamente se referindo a uma condição perfeita e plena realização. Como diz a lei: “Permaneçam inculpáveis perante o SENHOR, o seu Deus” (Deuteronômio 18:13).
Jesus não diz que podemos alcançar a obediência perfeita nesta vida — ele assume que pecaremos (6:12) — mas correspondendo ao versículo 20, ele se refere a um tipo de justiça que é perfeita e completa. Assim como os mandamentos de Deus refletem sua perfeição, Jesus exige o tipo de justiça que realmente obedece a esses mandamentos, e não o tipo de falsa justiça que afirma obedecê-los, quando na realidade os distorce e subverte.
Esse entendimento está de acordo com os versículos correspondentes da lei. Por exemplo, Levítico 19:2 diz: “Sejam santos porque eu, o SENHOR, o Deus de vocês, sou santo”. Isso é dito no contexto de ordenar às pessoas que observem a lei e, portanto, Deus e Cristo têm em mente que, conforme realmente seguimos os mandamentos de Deus, estamos em essência imitando e refletindo a santidade e a perfeição de Deus. Qualquer coisa aquém disso é indigno do reino dos céus.
━━━━━━━━━━━━━━━
[56] Veja Carson, Matthew, p. 160; France, p. 129
Vincent Cheung. The Sermon on the Mount (2012), pp. 88–89. Tradução: Luan Tavares (11/06/2021).
━━━━━━━━━//━━━━━━━━
© Vincent Cheung. A menos que haja outra indicação, as citações bíblicas usadas neste artigo pertencem à BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO INTERNACIONAL ® NVI ® Copyright © 1993, 2000, 2011 de Sociedade Bíblica Internacional. Todos os direitos reservados.
Para mais conteúdos teológicos de Vincent Cheung, consulte https://www.vincentcheung.com/ ou As Obras de Vincent Cheung para materiais do autor em português.