Deus Criou a Terra para Parecer “Velha”?

Luan Tavares
3 min readNov 4, 2023

--

As ideias de que Deus criou a Terra com aparência de idade avançada ou de que a Terra é realmente velha são fáceis de refutar. “Aparência de idade avançada” é refutada porque é um oxímoro; a idade não pode ser vista. Portanto, algo não pode realmente “parecer” velho ou jovem. A idade é uma questão de história, não uma questão de observação atual. Às vezes usamos a frase de maneira vaga (e tecnicamente incorreta) quando dizemos que uma pessoa “parece” ter uma determinada idade. Mas o que realmente queremos dizer é que a pessoa se parece (em alguns aspectos) com outras pessoas que se sabe terem uma idade específica. Falando formalmente, não existe “aparência de idade avançada”. O universo foi criado maduro, no sentido de que estava completo e funcional ao final do sexto dia; mas isso não é o mesmo que “idade”.

Também é fácil refutar a ideia de que a Terra é antiga. A Bíblia nos diz que Deus fez a terra em seis dias. Fica claro pelo contexto (os dias são delimitados por uma tarde e uma manhã) que estes são dias no sentido comum — o mesmo que a nossa semana de trabalho (veja Êxodo 20:8–11). E fica claro pelas genealogias que isso aconteceu há milhares de anos. Aqueles que argumentam contra isto devem assumir que (A) a Bíblia está errada, ou (B) que a Bíblia não quer dizer o que diz.

Se a Bíblia estiver errada, ainda não temos razão para pensar que os nossos sentidos são basicamente confiáveis. Se o nosso cérebro e os nossos olhos são apenas o resultado de moléculas em movimento, então porque deveríamos pensar que o que vemos e o que pensamos são realmente verdadeiros? Somente se Deus tivesse criado o universo e declarasse os sentidos confiáveis, teríamos o direito de assumir que os nossos sentidos são basicamente confiáveis ​​e que a mente humana é capaz de interpretar o que os olhos veem. Mas uma epistemologia empírica é indefensável.

Se a Bíblia não quer dizer o que diz, então isso deve ser lidado com exegese. O que ela quer dizer de fato? O termo “dia” em Gênesis realmente significa milhares de anos? Isso deve ser resolvido com exegese sólida, e temos razões suficientes para acreditar que esses dias são dias literais de 24 horas.

A ciência não pode realmente determinar a idade da Terra. Como a ciência lida com a previsibilidade no presente (e falha até mesmo nisso), ela não pode responder definitivamente a questões históricas — como a idade. A idade não é uma substância que possa ser medida por meios científicos. É verdade que existem muitos exemplos de “evidências” científicas que são inconsistentes com uma Terra antiga, como o C-14 nos diamantes. Mas a prova de que a Terra é jovem é que este é o ensino claro da Bíblia, que não pode estar errado, uma vez que qualquer alternativa leva à irracionalidade (Provérbios 1:7; Colossenses 2:2–4).

--

--

Luan Tavares
Luan Tavares

Written by Luan Tavares

“Tudo é possível àquele que crê.” (Marcos 9:23 NVI)

No responses yet