Cura no Período da Reforma (1400–1700)

Martinho Lutero (1483–1546)

Luan Tavares
2 min readOct 12, 2021

Em Luther: Letters of Spiritual Council, a seguinte carta de Martinho Lutero é registrada:

O cobrador de impostos em Torgau e o conselheiro em Belgern me escreveram pedindo que eu oferecesse bons conselhos e ajuda para o marido aflito da Sra. John Korner. Não conheço nenhuma ajuda mundana para dar. Se os médicos não conseguirem encontrar um remédio, você pode ter certeza de que não se trata de um caso de melancolia comum. Deve, antes, ser uma aflição que vem do diabo, e isso deve ser neutralizado pelo poder de Cristo com a oração da fé. Isso é o que fazemos e o que estamos acostumados a fazer, pois um marceneiro aqui também foi afligido pela loucura e nós o curamos pela oração em nome de Cristo.

Consequentemente, você deve proceder da seguinte forma: Vá até ele com o diácono e dois ou três homens bons. Confiante de que você, como pastor do lugar, está revestido com a autoridade do ofício ministerial, imponha as mãos sobre ele e diga: “A paz esteja com você, querido irmão, da parte de Deus nosso Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo”. Em seguida, repita o Credo e a Oração do Senhor sobre ele com uma voz clara, e encerrar com estas palavras: “Ó Deus, Pai Todo-Poderoso, que nos disseste por meio do teu Filho: ‘Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar’; que nos ordenou e nos encorajou a orar em seu nome: ‘Pedi, e dar-se-vos-á’; e que da mesma maneira disse: ‘E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás’; nós pecadores indignos, confiando nessas tuas palavras e mandamentos, oramos por tua misericórdia com toda a fé que temos. Graciosamente, conceda a libertar este homem de todo o mal, e anule a obra que Satanás fez nele, para honra do teu nome e fortalecimento da fé dos crentes; pelo mesmo Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo no mundo, sem fim. Amém”. Então, quando você partir, coloque suas mãos sobre o homem novamente e diga: “E estes sinais seguirão aos que crerem: imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão”.

Faça isso três vezes, uma vez em cada um dos três dias sucessivos. Enquanto isso, que as orações sejam feitas da capela-mor da igreja, publicamente, até que Deus as ouça.

Na medida em que formos capazes, devemos ao mesmo tempo unir nossas orações e petições fiéis ao Senhor com as suas.

Adeus. Outro conselho além deste eu não tenho.
Cordialmente.

Martinho Lutero (Tappert, ed., Luther: Letters of Spiritual Counsel, sd. 18:52). Tradução: Luan Tavares. Fonte: http://voiceofhealing.info/01_history/reformation.html Acesso em 12/11/2021.

--

--

Luan Tavares
Luan Tavares

Written by Luan Tavares

“Tudo é possível àquele que crê.” (Marcos 9:23 NVI)

No responses yet