A Onipotência de Deus: Refutando o “Paradoxo da Onipotência”

Vincent Cheung, Systematic Theology (2010).

Luan Tavares
6 min readFeb 23, 2021

A ONIPOTÊNCIA de Deus se refere ao seu poder ilimitado para criar o que ele deseja e controlar sua criação.

Os não cristãos exigem saber se Deus pode criar algo que seja uma contradição. No entanto, este é um desafio ininteligente porque sofre de uma falácia categórica, de modo ele que é ininteligível e sem sentido. Para ilustrar, faz sentido perguntar “Qual o tamanho do seu gato?” porque tamanho é uma categoria que se aplica a objetos físicos como animais. Também faz sentido perguntar “Qual é a velocidade do seu carro?” e “Quão inteligente é seu filho?”. No entanto, não faz sentido perguntar: “A cor verde é rápida ou lenta?” ou “Esta pedra é inteligente ou estúpida?”. Velocidade não se aplica à cor e inteligência não se aplica a uma pedra. Verde não pode ser rápido ou lento; uma pedra não pode ser inteligente ou estúpida.

Este é o problema com o desafio sobre se Deus pode criar ou realizar uma contradição. Supõe-se que representa um dilema para o cristão por afirmar a doutrina da onipotência divina. Talvez o exemplo mais popular seja: “Deus pode criar uma pedra tão grande ou pesada que ele não consiga levantá-la?”. O desafio comete uma falácia categórica e revela a falta de inteligência do não cristão. Deus é incorpóreo, de modo que as forças físicas não agem sobre ou contra ele de forma alguma. Não há nada que torne a pedra grande ou pesada para Deus, visto que tamanho e peso não se aplicam a ele. Se o objeto é grande ou pesado para o homem, isso é irrelevante. Quando Deus cria uma pedra, ele sempre será capaz de fazer o que quiser com ela.

Algo como “um círculo quadrado” é uma contradição. Daí, o não cristão pergunta: “Deus pode criar um círculo quadrado?”. Mas a categoria de capacidade não se aplica à criação de uma contradição, porque uma contradição não é algo a ser criado — uma contradição é nada. Portanto, não faz sentido perguntar se Deus pode criar um círculo quadrado, porque não há absolutamente nada a ser feito. Deus não age contra a sua própria vontade ou natureza, e ele não realiza contradições, visto que contradições não são nada para serem realizadas.[34]

Deus se revela como “Deus Todo-Poderoso” a Abraão em Gênesis 17:1. O relato da criação em Gênesis 1–3 é, sem dúvida, um testemunho de suas capacidades únicas — ele não só é capaz de criar objetos inanimados, mas também criou coisas vivas, tendo o homem como a coroa de sua criação. O Salmo 115:3 diz: “O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada”. Jó diz a Deus: “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2). E Deus diz em Jeremias 32:27: “Eu sou o SENHOR, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?”.

Outras passagens bíblicas sobre a onipotência de Deus incluem:

SENHOR, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu dominas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti. (2 Crônicas 20:6)

Se ele apanha algo, quem pode pará-lo? Quem pode dizer-lhe: “O que fazes?” (Jó 9:12)

Pois esse é o propósito do SENHOR dos Exércitos; quem pode impedi-lo? Sua mão está estendida; quem pode fazê-la recuar? (Isaías 14:27)

Eu, eu mesmo, sou o SENHOR, e além de mim não há salvador algum. Eu revelei, salvei e anunciei; eu, e não um deus estrangeiro entre vocês. Vocês são testemunhas de que eu sou Deus, declara o SENHOR. Desde os dias mais antigos eu o sou. Não há quem possa livrar alguém de minha mão. Agindo eu, quem o pode desfazer? (Isaías 43:11–13)

Ah! Soberano SENHOR, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti. (Jeremias 32:17)

Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão ou dizer-lhe: “O que fizeste?” (Daniel 4:35)

Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus”. (Marcos 10:27)

Pois nada é impossível para Deus. (Lucas 1:37)

━━━━━━━━━━━━━━━
[34] Ao responder ao desafio sobre se Deus pode criar ou executar contradições (geralmente pretendido como um desafio à coerência do teísmo bíblico), muitos cristãos são rápidos demais ao insistir que a onipotência divina não significa que Deus pode fazer tudo. Por exemplo, Deus “não pode” mentir ou morrer. Então, eles aplicam isso às contradições, dizendo que Deus não pode criá-las ou realizá-las.

No entanto, isso aceita a confusão inerente ao desafio e, com base nisso, fornece uma resposta comprometedora que muitas vezes é teologicamente irrelevante para o Deus cristão, e que faz uma concessão desnecessária sobre a capacidade de Deus. A resposta é frequentemente irrelevante porque, quando se trata de criar uma pedra tão pesada para Deus levantar, a categoria de peso não se aplica a um Deus incorpóreo para começo de conversa, então aceitar “pesado” como aplicável a “Deus” significa que essa pessoa não está mais respondendo pelo Deus cristão. Então, a resposta faz uma concessão desnecessária porque uma contradição não é nada para ser criada ou executada, de modo que a questão da capacidade é inaplicável, e assim dizer que Deus “não pode” criar ou executar uma contradição é desnecessariamente dizer que Deus “não pode” fazer alguma coisa, quando realmente é nada.

Mesmo as ilustrações comuns que visam esclarecer a onipotência divina exigem nossa reconsideração. Primeiro, a Escritura realmente diz que Deus “não pode mentir” (Tito 1:2), ou de fato Deus “não mente” (NIV [New International Version]) ou Deus “nunca mente” (ESV [English Standard Version])? Verifique o grego. Segundo, mesmo que tenhamos acesso apenas à KJV [King James Version], de forma que o versículo afirma “não pode mentir”, por que devemos presumir que o “não pode” aqui usado no mesmo sentido da pergunta em discussão? Dependendo da intenção e do contexto, “não pode” às vezes significa “inaplicabilidade”. Hebreus 6:18 diz que é “impossível que Deus minta”, mas ainda precisamos saber por que ou em que sentido isso é impossível. É porque Deus é inerentemente incapaz de falar falsidade como se fosse verdade? Ou é porque tudo o que Deus diz se torna a verdade (Romanos 4:17)? O poder e a palavra são um em Deus. Por que ele não pode mentir? É por causa de incapacidade ou algo mais? A categoria de habilidade se aplica a todos neste caso?

Da mesma forma, quando dizemos que Deus “não pode morrer”, estamos dizendo que ele não tem a capacidade de morrer, ou, antes, deveríamos dizer que a morte não se aplica ao Eterno? Nada eterno “pode” morrer, mas o “pode” aqui não tem nada a ver com habilidade — a categoria não se aplica de forma alguma. O eterno não morre, e quando dizemos que Deus “não pode” morrer, estamos nos referindo à absoluta impossibilidade, a inconciliabilidade, a inaplicabilidade, e não sua capacidade ou incapacidade.

Devemos ter um temor mortal ao dizer que Deus não pode fazer algo, ou seja, no sentido de incapacidade. Se tivéssemos de atribuir incapacidade a Deus — assumindo que há sempre uma aplicação legítima e relevante de incapacidade para Deus — devemos ter certeza de que usamos o termo no sentido correto, que não estamos fazendo uma concessão desnecessária ao concordar com suposições antibíblicas, que os versículos bíblicos estão sendo usados para apoiar que a nossa explicação de fato ensina o que afirmamos, e que não é apenas um equívoco de nossa parte. Devemos evitar toda tolice e negligência, como na resposta popular: “Deus não pode realizar contradições porque ele é racional e não pode ou não quer agir contra sua natureza racional” — como se um Deus irracional fosse “capaz” de realizar contradições!

Vincent Cheung. Systematic Theology (2010), pp. 69–71. Tradução: Luan Tavares (23/02/2021).

━━━━━━━━━//━━━━━━━━

© Vincent Cheung. A menos que haja outra indicação, as citações bíblicas usadas neste artigo pertencem à BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO INTERNACIONAL ® NVI ® Copyright © 1993, 2000, 2011 de Sociedade Bíblica Internacional. Todos os direitos reservados.

Para mais conteúdos teológicos de Vincent Cheung, consulte https://www.vincentcheung.com/ ou As Obras de Vincent Cheung para materiais do autor em português.

--

--

Luan Tavares
Luan Tavares

Written by Luan Tavares

“Tudo é possível àquele que crê.” (Marcos 9:23 NVI)

No responses yet